domingo, 24 de fevereiro de 2008

Revistas Cinemin e Tudo Sobre o Oscar

Os mais novos não devem lembrar da Revista Cinemin.

Os responsáveis eram os críticos cariocas Fernando Albagli (já falecido), A. C. Gomes de Mattos (em plena ativa, publicando novos livros de cinema a cada ano) e Sérgio Leeman (que eu saiba, morando em Lisboa, tocando a programação do Telecine de lá). A revista sofria com a falta de estrutura, tinha uma periodicidade variada (os assinantes não tinha muita certeza de quando a receberiam em suas casas) e era toda em preto-e-branco (com exceção da capa). Sua única concorrente era a SET (que ainda circula) e a Video News (já extinta). Mas a primeira era voltada para produções mais comerciais e a segunda conciliava matérias sobre cinema e novas tecnologias de áudio e som. Para os que curtiam o cinema americano clássico, aquele entre os anos 30-50, a Cinemin era o melhor veículo.

Em tempos de Oscar, é sempre bom recordar no melhor guia que passou pela minhas mãos sobre o assunto. Trata-se de TUDO SOBRE O OSCAR, de autoria apenas do Fernando Albagli. Lembra sua capa dura azul, repleta de biografias, dados históricos, citações, fotos. Verdadeira fonte inesgotável de pesquisa. De tanto consultá-lo, a brochura se soltou. Imagino o trabalho que deve ter dado para a obtenção de todos - TODOS MESMO!! - os vencedores e indicados a cada uma das categorias do Oscar, ainda mais se lembrarmos que na época (acho que era por volta de 1989 e 1993, já que eu estava na faculdade), não havia a facilidade proporcionada pela internet.

Acho que existem edições mais recentes disponíveis para a compra. Quem tiver curiosidade, não perca a oportunidade de conhecer essa publicação específica sobre o Oscar, bem como as edições da Revista Cinemin.

Em tempo: outra publicação do Albagli (não me lembro se em parceria com o A.C. Mattos ou com o Leeman) é um livro sobre a trinca John Huston, Fred Zinnemann e Ernst Lubitsch. Lembro da capa amela. Embora hoje eu possa achar discutível o três diretores escolhidos, a leitura desses textos é obrigatória.

Infelizmente, como cinéfilo irresponsável que era (ou sou?), todas essas revistas e livros (com exceção do TUDO SOBRE O OSCAR) se perderam no tempo. Quem sabe eu as acho em algum sebo vitual...

Nenhum comentário: