segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Europa vence o Oscar

O Oscar de 2008 foi europeu. Dos atores, Daniel Day-Lewis e Tilda Swinton são ingleses, Marion Cotillard é francesa e Javier Bardem, espanhol. A figurinista Alexandra Byrne também é inglesa, o músico Dario Marianelli é italiano, os compositores da música vencedora de Once são irlandeses. Os maquiadores de Piaf também são franceses, assim como é italiano Dante Ferreti, o diretor de arte de Federico Fellini que hoje faz carreira fulminate nos EUA.

Além disso, Scott Rudin, o produtor, é britânico, sem contar que os irmãos Coen moram em Nova York, não freqüentam Los Angeles nem Hollywood e sempre fizeram mais sucesso na Europa que nos EUA - antes do Oscar, já haviam vencido por três vezes o Festival de Cannes em diferentes categorias.

A única coisa que não muda nunca: mais dois filmes sobre o nazismo venceram prêmios, como acontece todo ano. No caso, o austríaco que venceu melhor filme estrangeiro e o documentário em longa-metragem.

Quem mais se deu nas bilheterias bem foi Juno: US$ 111 milhões arrecadados depois da indicação. A roteirista canadense que venceu por melhor roteiro original trabalhou de stripper na vida antes de escrever o roteiro.

Nenhum comentário: