quinta-feira, 25 de setembro de 2008

A fase pré-festival terminou!

Então amigos, a fase pré-festival chegou ao fim ontem, com as últimas e melhores cabines até aqui.

Logo pela manhã aconteceu a sessão para jornalistas de Última Parada 174, o tal filme nacional escolhido como representante brasileiro no Oscar e sobre o qual pouco se sabia. Roteirizado por Bráulio Mantovani, o filme cria um entorno fictício para a vida de Sandro, cujo desfecho foi assistido ao vivo em rede nacional. Utilizando os chamados não-atores, o filme ganha credibilidade pelas atuações, pelo roteiro bem costurado e pela fotografia de Antoine Heberlé. E como disse anteriormente, é um filme do qual se sai com os sapatos pesados, e isso não é uma metáfora simples: depois de sair da sala, levei uns 20 minutos pra atravessar andando um único quarteirão. E mais não direi, já que a crítica está sendo preparada com todo carinho e estará no ar em breve.

Para não dizer que não reclamamos de nada, tivemos também a sessão de Liverpool, do - como diz o Andy - novo queridinho latino, Lisandro Alonso. Com planos longuíssimos e uma história que praticamente nos é explicada em apenas dois momentos, a fotografia acaba sendo o mais interessante. No final, Alonso ri da nossa cara, mas sinceramente, eu ri de mim e dele, e isso foi o mais bacana do filme todo.

E fechando o dia, A Mulher sem Cabeça da argentina Lucrecia Martel foi até agora meu filme predileto, de um psicologismo intenso e intricando, e demonstrado toda a segurança da diretora... mas também não estragarei as surpresas. Guardemos para a crítica.

Hoje, enfim, é a noite de abertura oficial, com a sessão de 174. Estaremos lá, colados.
Amanhã diremos como tudo se passou!

Nenhum comentário: