sábado, 27 de setembro de 2008

1o. dia (pq haja criatividade pra titular esses posts!)

A chuva caiu forte e estragou a tarde de ontem para quem é feito de papel, como eu. Chuva, tô fora. Melhor ficar em casa do que sair, pegar um resfriado e ter que encerrar o festival mais cedo. Foi até bom pq dei uma adiantada em algumas coisas e bati um papo com uma colega húngara da imprensa estrangeira que está pelo Brasil e que vai cobrir o festival tb para uma revista européia - chique, não? O papo, que contou com a nossa ilustríssima Geo, rolou sobre Delta (já leram a crítica?), incesto, Oriente Médio, Goethe, Mephisto, Szabó e afins.

Terminada a sessão São Pedro, saímos para ir buscar as credenciais no centro da cidade. O pavilhão desse ano está incrível (ih, esqueci de tirar fotos, quando eu voltar lá na segunda prometo que tiro e mostro pra vcs), pena que é contra-mão e tenha uma decoração de gosto duvidoso.

Quanto aos filmes, daqueles cinco programados acabei vendo somente dois. Queime Depois de Ler, o novo dos Coen, é divertido, mas não sei se acrescenta algo à filmografia dos caras. É um filme de personagens - e os de JK Simmons e John Malkovich são os melhores. Já o Clooney achei bem apagadão e meio deslocado, enquanto Brad Pitt, afetadíssimo, rouba algumas cenas. E Tilda Swinton e Frances McDormand estão incríveis tb. Enfim, vale por todos. Como filme, tenho minhas reservas. A Geo vai escrever sobre ele.

Eu vou escrever sobre o segundo, o doc brazuca Pan-Cinema Permanente, uma homenagem do diretor Carlos Nader a seu falecido amigo, o poeta Waly Salomão. Agradou, e não só a mim, como a toda a platéia, que reagiu várias vezes. Pena que o Odeon estava meio vazio.

Sobre os famosos que a gente esbarrou, teve Giulia Gam, Malu Mader, Toni Belotto (escreve assim?) e o casseta Hubert.

(Momento constrangedor do dia: estava eu fotografando o Afro Reggae antes da sessão de Pan-cinema Permanente quando um sujeito me cumprimentou ao longe. Não fazia idéia de quem era, mas mesmo assim retribui o cumprimento. Logo após descobri que era o diretor do filme Pan-Cinema Permanente! ¬¬ ).

Bom, fico por aqui porque hoje é dia de surpresas no site. É dia tb de Sinédoque, Nova Iorque e A Fronteira da Alvorada.  -- Feios e Sujos, filme da Madonna, foi impossível de conciliar e não vai dar pra ver mais... só quando sair no Brasil agora.

Nenhum comentário: