quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Considerações

Sim, considerações. Quase finais, porque o festival está quase no fim. Três semanas de correria entre Cais do Porto, Botafogo e Cinelândia (porque o resto a gente abstrai). O esgotamento físico e mental é percebível, é só olhar pra minha cara.

Enfim, não foi o festival dos sonhos. Primeiro, porque os filmes foram ruins (a grande parte deles). Não acho que seja culpa da curadoria, mas sim da safra mesmo. Tá certo que ainda tem algumas coisas pela frente, hoje mesmo vamos assistir a O Silêncio de Lorna (os Dardenne são imbatíveis), o Guerra sem Cortes, Paris e Velha Juventude. Mas mesmo assim, foi complicado.

Outra coisa que problematizou nossa participação foi que eu e a Geo quisemos fazer muito sem ter como. Queríamos estar em dois lugares ao mesmo tempo. No início deu certo, mas começamos a cansar e acabou que muitas das vezes não fizemos nem uma coisa nem outra. A estrutura que criamos pro Festival também deu muita dor de cabeça, às vezes chegávamos 2 horas da manhã em casa e tínhamos q ir escrever e atualizar. No início também deu certo, mas chegou em certo momento que o que a gente mais queria era dormir! 

Chegamos a conclusão que é impossível fazer algo da estrutura que propusemos apenas com duas pessoas. Ninguém aguenta. Colegas de outros sites fazem muito menos, apenas nos blogs e com poucas linhas sobre os filmes. Não é o que a gente queria nem quer para os próximos, mas teremos que arranjar soluções para que possamos aproveitar melhor os próprios filmes.

Digo isso porque antes mesmo do fim da primeira semana de festival a gente não via mais filmes. Eu fiquei três dias sem assistir um sequer, e nessa reta final foram 2 por dia no máximo. Porque festival não é só ir ao cinema: é entrevistar pessoas bacanas, é ir nas coletivas, é fazer novas amizades com pessoas do meio, e é colocar conteúdo no site. E não adianta forçar a barra porque se for pra dormir dentro da sessão, é melhor ficar em casa.

De qualquer forma, temos várias análises pela metade (hahaaha) que serão completadas depois, mesmo após o fim do festival. Há muita coisa para ser discutida ainda, comentada e analisada. 

E espero que a gente possa fazer melhor da próxima vez. 

3 comentários:

Anônimo disse...

Cara, Imagino o cansaço.
No próximo festival, você pode ver alguns filmes em casa mesmo (mas não conta para ninguém)e aumenta a equipe com mais 1 ou 2 pessoas.

O cansaço faz com que você acabe não gostando de muito coisa.

Quando você não tinha essa responsabilidade toda, dava para curtir mais o Festival e gostar até de filmes como "Crash"...

Bom dia para você e bons filmes! Ou melhor, bom trabalho!

geo disse...

apesar de tudo o cansaço nem foi o inimigo mais pesado e sim o tom enfadonho da maioria do filmes que vimos, que no geral não trouxeram nada de surpreendente.e aí vale o ditado em terra de cego...

Eduardo Ross disse...

É... pr próximo Festival o Cine Players tem que pagar umas passagens pros outros membros =P

Mas, sério, na medida do possível a cobertura foi muito boa, melhor que de muito site que vi por aí (e que contam com uma equipe maior).