terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Oscar 2009: Animação, Direção de Arte e Efeitos visuais

Continuando com as análises:

Animação
WALL-E seria a barbada da noite, mais que Heath Ledger em ator coadjuvante, mas... Kung Fu Panda ganhou o Annie, o principal prêmio da categoria. Eu tenho a mais absoluta certeza que os votantes do Annie usaram drogas antes de votar, porque WALL-E é anos-luz superior à animação da DreamWorks, em todos os aspectos: roteiro, contribuição artística, mensagem, parte técnica, tudo, ainda que Kung Fu Panda seja um bom filme.

Já o terceiro candidato, o simpático e razoável Bolt - Supercão, é o filme que não deveria constar na lista, simplesmente porque existe um tal de Valsa com Bashir, que se não for o melhor filme de todo o Oscar, está lá nas cabeças. Mais uma das coisas da Academia que não entendemos.


Direção de Arte
Talvez a categoria mais díspare de todas, com todos os candidatos com altíssimo grau de excelência e completamente diferentes entre si. Quem vai ganhar é O Curioso Caso de Benjamin Button, uma das poucas estatuetas que vai levar para casa das 13 indicações. Vai ser até merecido, mas o que vai contar para os eleitores mesmo é que o filme vai levar tanta bomba nas demais categorias que o jeito vai ser premiar nestas categorias menores. A direção de arte de BB é correta, difícil  - cobre um vastíssimo período da história norte-americana -, bem competente e discreta, o que é difícil para um filme do tipo - os cenários nunca ficam maiores que a própria narrativa. Ponto pro filme.

Eu gosto muito também da direção de arte de Foi Apenas um Sonho, com a casa dos Wheeler representando bem o estado de espírito de seus donos, e se desmantelando com o tempo. A de Batman - O Cavaleiro das Trevas, é aquela coisa novo-rico, exuberante, um pouco over, naquela velha tática de encher os olhos do espectador. Eu gosto, mas muita gente deve torcer o nariz. Em A Duquesa, os cenários, como em qualquer filme histórico, são grandiosos, imponentes, lindos, mas é a versão oposta de BB - brigam com a narrativa pela atenção do espectador. E A Troca começa com uma direção de arte bem impressionante, principalmente com a reconstituição da central telefônica dos anos 20, mas o filme se perde tanto depois que até mesmo a parte estética é meio deixada de lado. Uma pena.


Efeitos Visuais
Uma boa briga se dará nessa categoria: enquanto Homem de Ferro é apenas coadjuvante, O Cavaleiro das Trevas e Benjamin Button brigarão voto a voto pela estatueta. BB tem uma leve vantagem por incorporar os efeitos na narrativa, quando é fator decisivo no rejuvenescimento do personagem principal interpretado por Brad Pitt - e por isso mesmo o meu voto seria dele. Já TDK é aquela perfeição tecnológica de encher os olhos que todo mundo sabe. Só quem viver verá! :)

No próximo post, a abertura do bolão!

Nenhum comentário: