sexta-feira, 10 de junho de 2011

Por que o Mundo é Azul? - Parte III


Após anos de reinado do DVD, a indústria estava atrás de algo para reanimar o mercado e aquecer novamente as vendas de filmes. No fim da década de 90, começou-se a pensar em vídeos de alta definição (HD). Mas ainda não existia discos capazes de armazenar os conteúdos.
Isso mudou quando um pesquisador japonês chamado Shuji Nakamura, descobriu e apresentou um diodo de laser azul que permitiria a criação de discos de maior densidade.

Tempos depois a Sony começou a trabalhar em duas mídias óticas de alta densidade: UDO (Ultra Density Optical) e DVR Blue. Esse último, um formato regravável e foi desenvolvido junto à Pioneer.
Em fevereiro de 2002, mudaram o nome para Blu-ray, época em que também foi criado o consórcio Blu-ray Disc Founders, formado pelas Cias que fizeram o projeto e outras que se juntaram a ele. Empresas como: Sony, Pionner, LG, Dell, Philips, Samsung e 20th Century Fox.

Como aconteceu anteriormente, novamente duas tecnologias brigavam pela hegemonia do mercado. Dessa vez foram o Blu-ray e o HD-DVD. O primeiro tinha o apoio da maioria das grandes empresas e estúdios de Hollywood, como Apple, LG, Philips, Dell e Panasonic. Do outro lado a Toshiba contava com algumas parceiras e a Universal Studios para tentar emplacar a sua tecnologia.
As duas apesar de muito parecidas, destoavam em um ponto, que apesar de não ser crucial, ajudou na escolha  de uma delas. A capacidade de armazenamento (30 GB em um disco de camada dupla do HD-DVD, contra 50 GB nos discos de dupla camada do Blu-ray).
E também, com o passar do tempo, os estúdios e empresas foram optando pelo Blu-ray, ficando cada vez mais claro que ele seria o grande "vencedor".

O golpe final, foi quando a Toshiba em  fevereiro de 2008, resolveu abandonar de vez o HD-DVD, deixando o mercado aberto para que o Blu-ray pudesse reinar. Em 2009, a Toshiba pediu para se afiliar ao consórcio Blu-ray Disc Association.

O nome Blu-ray, vem do raio azul-violeta que é usado para fazer a leitura dos discos: Raio Azul (blue ray  em inglês). Mas como essa expressão é muito usada, isso impossibilitou de ser patenteada. Então a letra "e" foi retirada e o nome ficou "Blu-ray Disc" ou BD.







Nenhum comentário: