quinta-feira, 9 de junho de 2011

Por que o Mundo é Azul? - Parte II


No começo dos anos 90, dois tipos de discos ópticos estavam em pleno desenvolvimento, visando substituir os velhos e mofados VHS. O Multimedia Compact Disc (MMCD), liderado por Philips e Sony e o Super Density Disc (SD), patrocinado por Toshiba, Time Warner, Matsushita Eletric (Panasonic), Hitachi, Mitsubishi, Pioneer, Thomson e JVC. Lou Gerstner – presidente da IBM - tinha o intuito de unir as duas tecnologias, afim de evitar o que havia acontecido com os formatos VHS e Betamax.
Seguindo esse rumo, as empresas Philips e Sony, abandonaram seu projeto do MMCD, migrando para a tecnologia da Toshiba, exigindo que fossem feitas modificações com o objetivo de melhorar o projeto.

A primeira foi permitir que houvesse um pular de faixas como em um CD de áudio, onde se pode pular de música a música “push-bull”. A segunda era a adoção do sistema Philips EFMPlus. Esse sistema foi criado por Kees A. Schouhamer Immink, que também criou o EFM. O sistema é 6% menos eficiente que o do SD da Toshiba, resultando em um disco de capacidade de 4.7GB ao invés dos 5GB originais do SD. Mas ele era mais resistente a arranhões e impressões digitais e por isso teria mais durabilidade.


Os primeiros DVD Players (leitores de DVD) e discos estavam disponíveis em Novembro de 1997 no Japão, Março de 1998 nos Estados Unidos, 1999 na Europa e 2000 na Austrália. No Brasil a tecnologia começou a ganhar força em 2002 e 2003. O primeiro filme em DVD lançado nos Estados Unidos foi o “Twister” em 1996. O filme foi um teste para o Surround Sound2.1. No Brasil, o primeiro DVD de filme foi ”Era uma vez na América”, da FlashStar lançado em 1998. Em 1999 o preço dos DVD Players baixou para 300 dólares. A rede de supermercados Wal-Mart começou a vender DVD Players mesmo tendo pouca procura em comparação com os vídeos VHS, mas logo outras lojas seguiram o Wal-Mart e o DVD rapidamente se tornou popular nos Estados Unidos. Devido à desvalorização da moeda brasileira em relação aos dólares e à demora na decisão sobre a região a ser adotada no Brasil, bem como outros fatores, o DVD só se popularizou no Brasil em 2003, tomando quase 80% do mercado de vídeos. Um atraso de quase um ano, segundo fabricantes do setor.


Informações:

A sigla DVD significa “Digital Versatile Disk”. A resolução do DVD é 720x480 em NTSC ou 720x576 em PAL, enquanto o VHS possui apenas 240 linhas de resolução. Os DVD´s possuem 12 cm de diâmetro e tem capacidade padrão de 4,7GB em um disco simples de camada única. Os de duas camadas podem armazenar 8,5GB de dados. Existem também os discos de duas faces, que podem armazenar cerca de 17GB.

Nenhum comentário: