terça-feira, 7 de junho de 2011

Por que o Mundo é Azul? - Parte I

Enquanto você está sentado confortavelmente em seu sofá, desfrutando de um filme com a família em alta definição, pode estar se perguntando o porquê de estar assistindo um Blu-ray ao invés do HD-DVD.  Ou, qual seria o motivo desse nome “Blu-ray“.
Saiba que bem antes da guerra da alta definição entre o HD-DVD e o Blu-ray, outra guerra foi travada com o intuito de saber qual seria a forma de entretenimento adotado pelas pessoas para assistirem em seus lares.

No final da década de 70, a Sony e a JVC disputaram a supremacia do mercado de vídeo. A gigante Japonesa apostava sua fichas no Betamax, já a JVC queria que o VHS fosse o vencedor. Algo que facilitou para que o VHS fosse o “vencedor”, foi que a Sony queria ter o total monopólio de fabricação e distribuição do Betamax. O que não foi bem vindo, já que a JVC junto com outros fabricantes optou pelo formato VHS, dando maior opção para o público.

Fita Betamax


Reprodutor Betamax


Mesmo tendo melhor qualidade de armazenamento, melhor desempenho no aparelho, o formato da Sony não foi o escolhido. Optar por um sistema fechado foi crucial para que o seu sistema fosse preterido pelo público e pelos estúdios ao lançarem seus filmes.

Fita VHS

Reprodutor VHS


O sistema VHS perdurou por muitos anos, divertindo multidões ao redor do mundo.  

Anos mais tarde, a história começaria a se repetir...




PARTE II

Nenhum comentário: