sábado, 27 de junho de 2009

Efeitos Especiais


Hoje estava revendo Eu Sou a Lenda e, no meio daquela correria toda de quando a ação estoura, pensei: "Por que diabos, com todo o avanço da tecnologia, os efeitos especiais parecem piores do que antes?".

Veja bem, não estou dizendo que todos os filmes são assim - O Senhor dos Anéis e O Exterminador do Futuro são exemplos de filmes bem feitos com a tecnologia.

A questão é que, se antes os efeitos eram truncados e lentos, hoje em dia eles são desbotados em cor e tão rápidos que ficam irreais. Se as texturas evoluíram com uma certa precisão, esses movimentos que saltaram do lento para o rápido demais são inaceitáveis para os padrões de hoje.

Exemplos não faltam: além do já citado Eu Sou a Lenda, Minha Super Ex-Namorada e Hancock (também com Will Smith) se encaixam perfeitamente no que estou dizendo... Efeitos em lugares desnecessários, que quando trocam do real para o digital ficam óbvios e quebram a imersão que o cinema deve causar - e que alguns filmes dependem.

Gostava quando os efeitos não eram tão evoluídos e, para convencer, os técnicos tinham que quebrar a cabeça e usar toda a imaginação em maquinária. Com esse abuso de efeitos de hoje, os filmes ficaram mais preguiçosos, entediantes até em certos momentos. Falsos, feios, tão limpos que acabam sujos. Ao invés de trabalharem a favor do filme, deixam claro onde termina o set e onde começam os computadores. Não deveria ser assim.

Quando comparei com filmes um pouco mais antigos, é óbvio que não estou dizendo que os efeitos de antes eram melhores; apenas disse que eram melhor utilizados. Eram feitos quando não tinha mesmo como se fazer no set - até porque, eram bem mais caros - e, mesmo que falsos hoje, na época funcionavam bem melhor para a imersão do que o que vemos hoje (Jurassic Park, alguém?).

Espero que um dia a realidade imaginária vista no cinema possa voltar a ser natural. Nem que feita pelo computador, mas da forma correta.

4 comentários:

Allan disse...

Quando vi o aviso lá no fórum sobre a postagem, já lembrei de 'Eu sou a lenda', e entrando aqui, apareceu a foto logo de cara.

Mas, esses efeitos especiais de hoje em dia são mesmo muito inconvincentes.

Matheus disse...

Isso serve como um banho de água fria para aqueles que só gostam de Transformers pelos efeitos especiais. Parabéns pelo texto, como eu disse no CP, resumiu bem algo que eu já notava há algum tempo mas não havia conseguido definir o que era.

BLOG DO GUSTAVO disse...

Depois de Jurassic Park todos os filmes com efeitos especiais foram um lixo,sem excessões.....

Math disse...

acessem meu blog
http://arcadegamesx.blogspot.com/